O método Pilates foi criado por Joseph Hubertus Pilates e inicialmente tinha o nome de contrologia.
Para entendermos melhor sobre esse método tão rico e completo é importante sabermos um pouco dos princípios que é o que diferencia o método de outros que utilizam também o movimento como base.


1 – CONCENTRAÇÃO
O princípio mais importante pois se ele não for respeitados os outros acabam se perdendo.
Estar concentrado é estar presente , ou seja, no momento da prática é necessário prestar atenção nos movimentos, assim estimulando a conexão entre corpo e mente , promovendo ganho de consciência corporal.

2- RESPIRAÇÃO
O método não possui um padrão respiratório próprio, pois afinal o ato de respirar é algo fisiológico, ou seja, já nascemos sabendo respirar.
Em todo momento da aula estimulamos a respiração, pois a mesma está totalmente conectada com a ativação da musculatura do power- houve.
Deixamos que a respiração atue no momento que o corpo pedir, só orientamos que não realize apneia( pausa da respiração).

3 – CENTRALIZAÇÃO
Na verdade é o que move o método, pois antes recebia o nome de contrologia , pois Joseph acreditava que a força está no centro do corpo.
E quando se inicia a prática do método é notório a importância de se ter o centro ativado para melhor desempenho dos exercícios.
Para a realização dos exercícios é solicitado a ativação das seguintes musculaturas : abdominais, glúteo e assoalho pélvico , assim gerando uma maior estabilização.

4- FLUIDEZ
Durante as aulas associamos com uma coreografia, pois os exercícios se conectam uns com os outros e e realizados de uma forma que não é nem rápida e nem lenta , respeitando o princípio do controle.

5 – CONTROLE
Utilizamos molas nos aparelhos, assim não utiliza-se halteres ou outros tipos de peso, a carga é ofertada por meio da resistência elástica, assim durante toda execução dos movimentos é importante ter controle.
Assim, para caracterizar- se como pilates é importante respeitar os princípios!

| POR Marcello Alarcon 

| Postado em 6 de junho de 2021

COMPARTILHE: